
MITOLOGIA GREGA
Medusa.
Medusa é uma figura da Mitologia Grega. Segundo seu mito, ela tinha corpo e rosto de mulher, asas de ouro e presas de bronze.
Ela e suas irmãs Esteno e Euríale eram conhecidas como irmãs Górgonas. Seus pais Fórcis e Ceto eram divindades marinhas.
Existem vários mitos para a história de Medusa, um deles diz que ela era uma bela donzela, e que tinha vários pretendentes. Uma vez em um dos Templos de Atena, Medusa havia se deitado com Poseidon. A Deusa furiosa transformou os belos cabelos da Medusa e suas irmãs em serpentes e seu rosto com uma aparência horrível e feia de se olhar.
Medusa foi a mais castigada das três irmãs, além de sua terrível aparência, Atena a tornou mortal, e lhe deu um poder, seu olhar transformavam as pessoas em pedras.
Ela e suas irmãs passaram a viver eu uma caverna no ocidente da Grécia. Conta a lenda que aos redores da caverna haviam várias pessoas e animais petrificados. As irmãs Górgonas eram temidas por toda a Grécia.
Em uma ilha chamada Cíclades, um rei tirano chamado Polidectes, ordenou a um jovem chamado Perseu, que decepasse e lhe trouxesse a cabeça de Medusa, caso contrário violentaria sua mãe, Dânae.
Atena sabendo desse caso, decidiu ajudar Perseu e lhe deu um elmo que lhe tornava invisível, sandálias aladas, um alforje chamado quíbisis (para transportar a cabeça da Medusa), e um escudo de bronze brilhante para que ele pudesse enfrentar Medusa e suas irmãs.
Perseu entrou então na caverna das irmãs Górgonas enquanto elas dormiam e se aproximou de costas, guiado pelo reflexo do seu escudo, e utilizando o elmo que o tornava invisível. Pairou por cima das irmãs Esteno e Euríale graças às sandálias aladas e chegou até Medusa. Como não podia olhar diretamente para ela, mirou sua cabeça através do reflexo de seu escudo e decapitou-a. Guardando a cabeça no quísibis, partiu sem que Esteno e Euríale o pudessem seguir, já que ainda usava o elmo da invisibilidade.
No fim, deu a cabeça de Medusa de presente para Atena, onde colocou gravado em seu escudo. Assim Perseu se tornou um heroí.
Cabeça de Medusa.
Colaboração: Maria Clara Ferrari.