
MITOLOGIA GREGA
Como surgiu os deuses gregos
Primeiro surgiu o Caos, depois Géia (Terra), depois o Tártaro (que fica debaixo da Terra) e Amor (o mais belo dos deuses imortais, o único capaz de inspirar criação).
De Caos nasceram Hérebo e a Noite. Da Noite nasceram o Dia e Éter
A Terra deu à luz a Urano (céu estrelado para cobri-la), às montanhas e às ninfas que nelas habitam e Ponto (o mar não colhido). A todos ela deu à luz sozinha, mas depois se uniu ao Céu e gerou os Titãs (os mais antigos deuses).
Primeiro veio Oceano (a poderosa corrente que circunda o mundo). É a origem de todas as coisas, casado com sua irmã Tétis (a deusa do mar).
A Terra deu à luz ao Céu (pai de Leto), Creúsa, Hiperião (o sol que sobe acima do céu), Jápeto ou Jafé (pai de Prometeu), Téia, Réia (mãe dos deuses), Têmis (a justiça), Mnemósine (mãe das musas) e Febe (a lua).
Terra deu à luz a Crono (destinado a herdar o reino por algum tempo).
Urano...
Urano odiava os filhos e não queria que nascessem, então ficaram escondidos na barriga de gaia. Ela revoltada pediu ajuda de seus filhos para se vingarem do pai. Cronos, filho de gaia e urano, castrou o pais enquanto ele estava dormindo. Suas partes cairam no mar e começaram a espumar, e dessa espuna nasceu Afrodite, que é a Deusa do amor. A seguir, Crono liberou seus irmãos e irmãs, tomou Réia por esposa e governou os Titãs até seu embate com Zeus.
Colaboração: Maria Clara Ferrari.